Nós não nos recordarmos de nossas vidas passadas e podemos considerar isso como uma sabedoria do universo.
Pense que, se nos lembrarmos do mal que fizemos a alguém ou mesmo dos sofrimentos que passamos, dos inimigos que nos causaram mal, nos prejudicaram ou daqueles que prejudicamos, não poderíamos viver entre eles hoje, pois, muitas vezes, se não a maioria, não teríamos o equilíbrio, a evolução e o discernimento para isso.
Porque, muitas vezes, os inimigos do passado hoje são nossos filhos, nossos irmãos, nossos pais, nossos amigos, que atualmente se encontram conosco para a oportunidade da reconciliação e assim evoluírmos. E esta é a finalidade da reencarnação.
Certamente, hoje estamos corrigindo erros cometidos contra alguém, sofrendo as consequências dos crimes cometidos, ou mesmo sendo amparados, ajudados por quem, no passado, nos prejudicou.
Daí a importância da família, onde muitas vezes os laços cortados, em existências anteriores, são religados.
A reencarnação, dessa forma, é a oportunidade de reparação, bem como a oportunidade de dedicar nossos esforços ao bem dos outros, acelerando nossa evolução espiritual.
Quando reencarnamos, trazemos um "Plano de Vida", compromissos assumidos com a espiritualidade e conosco mesmos, que se referem à reparação do mal e à prática de todo bem possível.